Tratamento da Hidrocefalia: Endoscopia Cerebral x DVP

por Emmanuel Sá

07/06/2022

O tratamento da hidrocefalia tem como objetivo principal permitir a drenagem do excesso de líquor. Essa drenagem pode ser feita para uma cavidade dentro do próprio cérebro ou para uma cavidade fora do cérebro.

A endoscopia cerebral é a cirurgia que permite o desvio do excesso de líquor para uma cavidade dentro do cérebro. Ela é amplamente indicada para casos de hidrocefalia que são provocadas por obstruções, sejam congênitas como a estenose de aqueduto mesencefálico ou causada por tumores. Por meio de uma pequena câmera chamada endoscópio, esse instrumento é inserido dentro do cérebro e é feita uma pequena abertura dentro do terceiro ventrículo para comunicar o sistema ventricular com o espaço subaracnóideo.

Desenho esquemático demonstrando a inserção do endoscópio dentro do sistema ventricular.

Outra modalidade muito utilizada é a derivação ventrículo-peritoneal, que iremos chamar de DVP a partir de agora. A DVP trata-se de um dispositivo que funciona da seguinte forma:

1-A DVP tem um cateter que sai do sistema ventricular chamado cateter proximal ou ventricular.

2-Esse cateter se conecta a uma válvula.

3-Há outro cateter que sai da extremidade oposta da válvula chamado cateter distal ou peritoneal.

4- Por fim, esse segundo cateter é depositado dentro do abdome.

Desenho esquemático demonstrando os componentes da DVP.

Essa válvula permite a passagem de líquor para o abdome de acordo com a pressão que o líquido exerce. Ou seja, sempre que a pressão dentro da cabeça atingir certo nível, haverá a drenagem do líquor pelo sistema. Esse líquor é depositado dentro da barriga e absorvido pela membrana que envolve os órgãos abdominais, chamada de peritônio.

Na maioria das vezes quando não há uma obstrução clara do sistema ventricular, a DVP é uma escolha mais adequada para o tratamento da hidrocefalia. Entretanto cada caso deve ser visto de maneira individualizada. Nada disso que escrevi são regras imutáveis. Em alguns casos, podemos necessitar o uso das duas técnicas de forma simultânea para prover o melhor tratamento para o paciente.

Existem ainda outras técnicas menos utilizadas para o tratamento da hidrocefalia, mas vou guardar para explicar em outro momento. Espero ter ajudado vocês a entender um pouco mais sobre o tratamento da hidrocefalia. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail contato@emmanuelneuro.com.

Obrigado!