Mielomeningocele: Você sabe o que é isso?

por Emmanuel Sá

22/07/2022

A mielomeningocele é também chamada de espinha bífida. É o defeito de formação do tubo neural mais comumente encontrado e ocorrem cerca de 1-7 casos a cada 1.000 nascimentos. Isso significa que uma parte do tubo neural, neste caso a parte correspondente à medula espinhal, não se formou da maneira habitual.


O defeito que é responsável pelo aparecimento da mielomeningocele acontece por volta do final do primeiro mês da gestação. Quando a medula espinhal não é formada da forma esperada, os tecidos adjacentes também não se formam da forma esperada. Isso acontece com os nervos espinhais, as vértebras, os músculos e a pele da região acometida. Devido à perda da integridade desses tecidos, a medula espinhal encontra-se exposta ao meio externo.

Imagem representando a mielomeningocele e sua relação com os nervos e tecidos adjancentes.

O que pode ser a causa desta malformação?


Em alguns casos podemos encontrar uma história compatível com uso de alguns medicamentos que podem provocar o defeito ou uso inadequado ou inexistente do ácido fólico. Em outros casos, podemos sugerir que estejam relacionadas a alguma síndrome com alterações cromossômicas, em outros podemos não encontrar qualquer motivo aparente para o surgimento da malformação.


É possível descobrir se meu bebê tem esse defeito antes de nascer?


É possível sim. Normalmente são utilizados os exames de ultrassonografia e a dosagem da alfafetoproteína no sangue. Caso algum desses exames se mostre suspeito, há indicação de fazer uma investigação mais refinada com a ressonância magnética fetal.


O que posso fazer para evitar o surgimento desta malformação, caso deseje ter filhos?


Como expliquei anteriormente, o que pode ser feita é a reposição de ácido fólico, iniciada 2-3 meses antes de engravidar, ou substituição de algum medicamento que faça uso que tenha risco para o aparecimento de defeitos de fechamento do tubo neural.


Quais as deficiências que o bebê com mielomeningocele pode apresentar?


As principais deficiências encontradas são: as faltas de força nos membros e controle das fezes e urina. Essas deficiências surgem devido à formação inadequada dos nervos que emergem da medula espinhal. A intensidade desses déficits irá variar conforme a altura que a mielomeningocele irá estar situada na coluna do bebê. Durante o exame físico, nós médicos somos capazes de quantificar a fraqueza que o bebê apresenta.

Caso meu filho tenha mielomeningocele, o que posso fazer para ajudar a recuperar dessas deficiências?


Recomendamos reabilitação com fisioterapia desde que é bebê. Essa reabilitação intensiva é a principal arma nessa luta para superar os déficits neurológicos.


Em breve colocarei mais informações sobre o tratamento da mielomeningocele! Espero que alguma dessas informações seja útil para você! Nesses casos, procure a ajuda de um neurocirurgião pediátrico.


Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail contato@emmanuelneuro.com.


Obrigado!