Meu filho tem DVP. Como vou saber se está funcionando bem?

por Emmanuel Sá

15/06/2022

Essa é uma pergunta que deixa os pais de crianças com DVP muito preocupados e é um assunto muito recorrente no consultório do neurocirurgião. Isso me motivou a escrever esse texto informativo sobre a disfunção da DVP. É uma complicação comum e cerca de 40% dos casos acontecem no primeiro ano após a colocação da DVP.

A função da DVP é permitir a drenagem do excesso de líquor para o abdome (cavidade peritoneal). Caso haja algum impedimento para esta drenagem, o líquor volta a acumular no sistema ventricular. Isso leva ao reaparecimento dos sinais clínicos que encontramos diante de um caso de hidrocefalia.

Com isso, em um caso de disfunção da DVP, a criança apresentará dor de cabeça, vômitos, turvação visual, sonolência ou crise convulsiva. Caso seja um bebê, haverá o aumento da circunferência da cabeça (perímetro cefálico) e o abaulamento da fontanela anterior (moleira). A velocidade de instalação e piora dos sintomas irá depender do grau de disfunção, se isso se deu de forma lenta ou mais acelerada.

A hidrocefalia crônica, muitas vezes, é difícil de ser identificada pelos familiares devido aos sintomas mais leves. No entanto a lesão crônica das estruturas nervosas pode levar a lesões severas após algum tempo. É possível que a turvação visual de um paciente progrida para uma cegueira quando a disfunção de DVP não é tratada em tempo hábil.

A disfunção de DVP pode ocorrer devido a uma obstrução mecânica ou infecção. A disfunção mecânica está relacionada à quebra, obstrução ou desconexão de algum componente do sistema de DVP (cateteres e válvula).

Nos casos de disfunções de DVP provocadas por infecções, devemos estar atentos à presença de sinais como febre e dor abdominal que podem nos ajudar a suspeitar de uma infecção ativa.

A principal mensagem a ser levada para casa é que devemos reconhecer os sinais de disfunção da DVP e que após o primeiro ano da cirurgia, felizmente, a taxa de complicações diminui drasticamente, trazendo algum alento para os pais e mães.

Pacientes com disfunção de DVP devem ser encaminhados imediatamente para uma avaliação com neurocirurgião.

Espero ter ajudado vocês a entender um pouco mais sobre a disfunção de DVP. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail contato@emmanuelneuro.com.

Obrigado!