Já ouviu falar sobre craniossinostose?

por Emmanuel Sá

29/06/2022

Olá, pessoal! Hoje irei falar sobre a craniossinostose, que é uma patologia que merece grande destaque devido às repercussões que pode provocar no cérebro da criança, caso não seja tratada de forma adequada.

Vamos lembrar do assunto tratado na semana anterior. Os ossos que formam o crânio das crianças apresentam articulações chamadas de suturas. É esperado que essas suturas se fechem em determinados períodos da vida à medida que o cérebro da criança se desenvolva. Quando essa sutura se fecha de forma precoce, o crânio cresce com um formato inadequado e isso pode trazer repercussões graves para o cérebro da criança. Neste caso, estamos diante de uma craniossinostose.

A criança não demonstra qualquer queixa que sugira a presença da craniossinostose. A suspeita se dá a partir do momento que o formato irregular da cabeça da criança é notado pelos familiares. O caso deve ser prontamente encaminhado para a avaliação do neurocirurgião pediátrico. Após a avaliação, na maioria das vezes, já é possível definir qual é o tipo de craniossinostose. O exame complementar é dispensável na maior parte dos casos. O exame de tomografia computadorizada e reconstrução 3D é mais importante para o planejamento cirúrgico do que para o diagnóstico da craniossinostose.


A imagem acima mostra como é a cabeça de uma criança com craniossinostose vista de cima.

Nesta segunda imagem vemos o formato normal do crânio de uma criança.

Caso a craniossinostose não seja tratada, o que pode acontecer?

  • Aumento da pressão intracraniana e inibição do crescimento cerebral

  • Atraso no neurodesenvolvimento

  • Problemas visuais, auditivos ou de fala

  • Baixa autoestima e isolamento social

O tratamento indicado é a cirurgia. O objetivo desta cirurgia será o remodelamento do crânio para descomprimir o cérebro e permitir que seu crescimento adequado seja alcançado. Desta forma, a chance desta criança ter um desenvolvimento livre de limitações é bastante alta. O tempo é um fator de grande importância. Quanto antes a cirurgia for realizada, melhores serão os resultados.

Espero ter trazido alguma informação importante para você sobre a craniossinostose. Caso esteja diante de um caso sugestivo, não hesite em procurar a ajuda de um neurocirurgião pediátrico. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail contato@emmanuelneuro.com.

Obrigado!