Como é o tratamento da mielomeningocele após o nascimento?

por Emmanuel Sá

31/07/2022

Eu já expliquei anteriormente sobre o que significa a mielomeningocele, formas de tentar prevenir o seu surgimento e sobre as suas repercussões sobre o bebê (veja esta seção se não conseguiu ler antes). Hoje, irei explicar sobre a maneira como é feito mais comumente o tratamento da mielomeningocele, que é a cirurgia após o nascimento ou pós-natal.


Muitas vezes, pelos mais variados motivos, o diagnóstico da mielomeningocele pode ter sido feito em estágios mais avançados da gestação e o bebê não é mais candidato para a cirurgia fetal, sendo possível apenas a correção após o nascimento. Apesar de não ter os mesmos benefícios que a cirurgia fetal, o reparo pós-natal deve ser feito para proteger o sistema nervoso do bebê de infecções que podem ser bastante graves.


Isso acontece porque o sistema nervoso do bebê encontra-se exposto ao meio externo por meio da mielomeningocele, ou seja, em contato com os microrganismos do ambiente que vivemos.


Devido à malformação da medula espinhal, seus envoltórios também não se formam da maneira adequada. Não há a proteção da medula espinhal pela meninge, nem pela vértebra, músculos ou pele.


A função da cirurgia pós-natal é refazer os envoltórios. É feita a dissecção da meninge e a sutura para fechamento. Em alguns casos podemos fazer a dissecção de algum tecido muscular e suturar sobre a meninge, mas normalmente é feito apenas o fechamento da pele adicionalmente. Ao final da cirurgia, a diferença é bastante significativa aos nossos olhos, já que não veremos mais a mielomeningocele e encontraremos apenas a sutura na pele.


A cirurgia é feita com anestesia geral e o bebê deve ser acompanhado em UTI após o procedimento. Esse cuidado que temos é devido ao fato de ser uma grande cirurgia para um bebê muito pequeno ainda. Os livros nos falam que a cirurgia deve ser realizada até 48h após o nascimento, mas habitualmente preferimos fazer nas primeiras 12h de vida. A necessidade de ser feita tão rapidamente é para abreviar ao máximo o tempo de exposição da medula espinhal ao meio externo e tentar evitar uma infecção do sistema nervoso, chamada de meningite.


O próximo post será sobre a cirurgia fetal para mielomeningocele!


Espero que alguma dessas informações seja útil para você! Nesses casos, procure a ajuda de um neurocirurgião pediátrico. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail contato@emmanuelneuro.com.

Obrigado!