Cirurgia fetal para mielomeningocele

por Emmanuel Sá

01/08/2022

Olá, pessoal! Hoje o assunto será a cirurgia fetal para o tratamento da mielomeningocele. Caso não saiba do que se trata ou não esteja recordando, visite os conteúdos anteriores para saber mais sobre os conceitos iniciais da mielomeningocele (veja aqui) e sobre a cirurgia após o nascimento (veja aqui).


O principal objetivo da cirurgia fetal é prevenir ou reduzir as consequências que uma patologia congênita pode provocar sem aumentar o risco de complicações adicionais para a mãe e o feto.

A cirurgia fetal para mielomeningocele é considerada o padrão-ouro entre os tratamentos disponíveis para a patologia. Isto significa que é o mais recomendado pelos especialistas. Apesar disso, o tratamento não é indicado para todas as crianças.


Basicamente, para ser candidato à cirurgia fetal para mielomeningocele, devemos encontrar as seguintes características na gestação:


  • Deve ser uma gestação única (conter apenas um feto)

  • A gestação deve estar entre 18 a 26 semanas


Outras regras podem depender do serviço de cirurgia fetal que você consultar, por isso não deixe de perguntar ao seu médico.


É importante que na consulta inicial os pais sejam esclarecidos sobre as complicações possíveis, tanto para a mãe como para o feto, como os potenciais benefícios que a cirurgia pode trazer.


O estudo chamado MOMS é a maior comprovação dos benefícios que podem ser alcançados pela cirurgia fetal da mielomeningocele. Neste estudo, os pacientes foram divididos e tratados com cirurgia fetal ou cirurgia após o nascimento e acompanhados por um longo período. Após análise, foi visto que esses pacientes tratados com cirurgia fetal apresentavam uma menor taxa de implante de DVP e um maior desenvolvimento motor em relação aos que fizeram o tratamento convencional (após o nascimento).


As complicações possíveis incluem: parto prematuro, infecções, sangramentos, ruptura uterina e descolamento da placenta. Também é necessário informar aos pais a possibilidade de seja preciso o parto cesariano em gestações futuras.


Apesar das complicações existirem, elas são pouco frequentes quando os procedimentos são realizados por uma equipe bem treinada. Todos os pacientes com mielomeningocele candidatos ou não para cirurgia fetal devem ser acompanhados por neurocirurgião pediátrico.


Por fim, uma mensagem para todas as mães que são as verdadeiras protagonistas nesses casos. Ninguém consegue imaginar o quanto é grande o amor de uma mãe pelo seu filho até ver que ela é capaz de passar por uma cirurgia só pra ajudar esta criança. Parabéns pra vocês, mamães. Desejo que esta mensagem sirva de motivação nessa luta árdua.


Espero que alguma dessas informações seja útil para você! Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail contato@emmanuelneuro.com.


Obrigado!